sábado, 25 de maio de 2013

Dicas para usuários corporativos - Navegadores

Há Algum tempo que presto suporte, percebo que as pessoas não se interessam muito em aprender sobre a ferramenta que está usando, elas apenas à usam. Senti necessidade de escrever está matéria devido a falta de informações e treinamento nas empresas para pessoas que usam computadores.

Um belo dia o mu ramal no CPD tocou, era uma usuário com problemas para navegar na internet. Durante o atendimento por telefone, solicitei que iniciasse o navegador, Foi onde tudo começou e  a onde sempre penso em treinamento. Pois o usuário não sabia o que era um Navegador ou Browsers.

Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Safari e Opera são alguns dos navegadores mais utilizados atualmente. Mas, o que são navegadores? Também conhecidos como web browsers ou, simplesmente, browsers, os navegadores são uma espécie de ponte entre o usuário e o conteúdo virtual da Internet.

História dos navegadores de internet
O primeiro navegador que existiu foi o WorldWideWeb (tudo sem espaço). Ele foi criado com o projeto original da web, liderado por Tim Bernes Lee, que também incluiu a linguagem HTML, o protoco HTTP e o ambiente de hospedagem de sites chamados de servidor web.
Embora não fossem os primeiros, o Netscape e o Internet Explorer foram os que deram fôlego a internet e é os mais antigos e conhecidos dos usuários mais antigos da internet. (PS: antigo em internet é coisa de 10 a 15 anos atrás).
O Netscape veio primeiro, logo em seguida a Microsoft lançou aquele que seria o mais popular navegador de internet, o Internet Explorer. A batalha entre os dois durou algum tempo até que o IE torna-se quase que absoluto em termos de navegadores.
Posteriormente outros navegadores surgiram e tornaram-se bastante populares, entre eles podemos destacar os seguintes:

Basicamente, os navegadores transformam as páginas codificadas em HyperText Markup Language (HTML) para uma visualização compreensível para o usuário comum. O HTML é um padrão de marcação de hipertexto (textos, imagem, vídeo e áudio) que define como os elementos de uma página devem ser exibidos. Assim, ao invés dos usuários de Internet terem que entender o comando <b>navegador</b> (marcação que faz a palavra aparecer em negrito), o navegador exibe a palavra navegador em negrito, facilitando a compreensão dos usuários.
Recentemente, foi padronizado o HTML5, que traz inovações no que os navegadores apresentam para os usuários, trazendo como principal característica a exibição de vídeos diretamente, sem a necessidade de um software adicional, como o Adobe Flash Player.
Pronto isto são navegadores, agora em um ambiente corporativo, os usuários não terão mais problemas com relação a não saber o que é um navegador ou em inglês Browsers.
saiba mais em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário